Cerca de 170 pessoas tiveram de ser realojadas na localidade de La Laigne, na costa ocidental francesa, depois de um raro terramoto de magnitude superior a 5.0 na escala de Richter ter danificado centenas de edifícios, na noite de sexta-feira.
Muitos acordaram repentinamente com o sismo, que as autoridades acreditam ter sido de magnitude entre 5.2 e 5.8, com várias casas, escolas e igrejas a ficarem danificadas e inabitáveis.
O sismo foi sentido em cidades maiores nas imediações, como Bordéus e Rennes, e duas pessoas ficaram feridas na localidade de Deux-Sevres.
Citado pela BBC, o chefe do departamento de bombeiros local avisou que a igreja ficou "completamente inutilizável", enquanto que um autarca acrescentou que a maioria das casas no centro da vila foram afetadas. A escola também será fechada por precaução.
Some witness videos of the earthquake that shook the west of France. The earthquake had a magnitude of 5.8 (BCSF).
— Siraj Noorani (@sirajnoorani) June 17, 2023
#Europe #earthquake #France @KERO_WEB Video pic.twitter.com/yMxlxJL5xG
Os sismos com magnitudes acima de 5 são extremamente raros em França, com o último a ser registado em novembro de 2019.
A primeira-ministra francesa, Élisabeth Borne, também apontou para a raridade do evento, e deixou claro que o governo irá apoiar a população afetada. "Vamos obviamente garantir que toda a gente tem acesso a habitação", disse Borne, em declarações aos jornalistas.
Clique na galeria em cima para ver alguns dos danos causados pelo tremor de terra.
Leia Também: Terramoto de magnitude 5,5 atinge ilhas Babuyan, nas Filipinas