O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, foi ‘apanhado’ a fazer troça de mulheres transgénero numa festa do chamado Comité 1922, o conselho dos deputados conservadores que organiza as eleições para a liderança dos 'tories', no dia 5 de junho.
Nas imagens, divulgadas pelo meio LGBTQ+ Pink News, o chefe do governo britânico ironiza o facto de o líder dos Liberais Democratas, Ed Davey, apoiar os direitos das pessoas transgénero, declarações que são recebidas com risos entre o grupo de deputados do Partido Conservador que ali se encontrava.
“Mostra o seu espetacular erro de julgamento e o porquê de ser completamente incapaz de liderar o nosso país”, diz o primeiro-ministro, no vídeo filmado sem que este se aperceba.
Segundo o Pink News, o chefe do Governo poderia estar a referir-se ao líder trabalhista Keir Starmer, que também esteve ‘debaixo de fogo’ por apoiar propostas para que as escolas pudessem ‘expor’ alunos transgénero aos pais.
“Durante o mesmo período, devem ter notado que Ed Davey esteve muito ocupado. Como eu, podem ver que ele estava a tentar convencer toda a gente que as mulheres claramente têm pénis”, atirou, antes de dizer que “todos sabem que sou um grande apologista de que todos estudem matemática até aos 18 anos, mas parece que temos de focar-nos na biologia”.
I'm getting LOTS of DM requests so broadcasters:
— Nic Keaney (@NicKeaney) June 18, 2023
Here is wide video with PN logo. This can only be used with PN logo visible throughout and reference to PN in the lead in/copy as well as linking back to our article in web copy. Will share vertical vid next with same conditions pic.twitter.com/Xmq8cWq1bZ
O deputado conservador que partilhou o vídeo com o Pink News considerou que as declarações proferidas pelo primeiro-ministro são “deprimentes”, apontando que “não se faria piadas sobre outras pessoas marginalizadas da forma que ele fez sobre pessoas transgénero”.
“Houve risos, e alguns participantes mais jovens pareciam visivelmente desconfortáveis”, complementou.
Recorde-se que Sunak indicou, no início do mês, que pretendia reescrever a Lei da Igualdade para barrar mulheres transgénero de espaços do mesmo sexo, incluindo balneários e competições desportivas.
Além disso, o primeiro-ministro vetou, em janeiro, um projeto-lei para facilitar o processo de mudança de género a partir dos 16 anos na Escócia.
Já durante uma ronda de questões do Partido Conservador, em agosto passado, o chefe do Governo respondeu um taxativo “não”, quando questionado se mulheres transgénero são mulheres.
Last augest at a Tory leaderships hustings during a 'quick fire round' Rishi Sunak answered the question "Is a trans woman a woman" with a very simple "no"
— What The Trans!? ️️ (@WhatTheTrans) June 18, 2023
The news that Sunak mocked Ed Davey for believing otherwise reveals that Sunak is shitty to those who disagree with him pic.twitter.com/Ii8pwDlqY2
Leia Também: "Eu existo". Transgénero grávido é a nova capa da revista Glamour