Mais de 20 feridos após explosão em Paris. Há duas pessoas desaparecidas

A explosão ocorreu no 5.º 'arrondissement' de Paris e seguiu-se de um incêndio, que alastrou a vários prédios.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
21/06/2023 16:37 ‧ 21/06/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

França

Uma aparente explosão de gás seguida de incêndio provocou, esta quarta-feira, 29 feridos, quatro dos quais em estado grave, no 5.º 'arrondissement' de Paris, em França. Segundo a imprensa francesa, há ainda duas pessoas desaparecidas. 

A explosão ocorreu na Paris American Academy e destruiu por completo o edifício. Segundo o jornal francês Le Figaro, que cita um relatório policial, a maioria dos feridos são "vítimas colaterais, feridas pelo efeito da explosão e pelas diversas projeções".

O anterior balanço dava conta de 16 feridos, sete dos quais em estado grave, mas o número foi revisto em baixa.

Além dos 29 feridos, quatro dos quais em estado grave, há ainda duas pessoas desaparecidas, que estão a ser procuradas nos escombros. 

As autoridades pediram às pessoas para que "evitem a zona" e no local estão mais de 200 bombeiros, apoiados por equipas médicas.

"Moradores do 5.º arrondissement, acaba de ocorrer uma explosão de gás na praça Alfonse Laveran, no bairro Val de Grâce, e alguns edifícios estão a arder. Por favor, mantenham a distância para permitir a intervenção dos bombeiros", apelou o vice-autarca do 5.º 'arrondissement',  Édouard Civel, na rede social Twitter.

Em conferência de imprensa, a primeira-ministra francesa, Élisabeth Borne, afirmou que está a "acompanhar a evolução da situação", mas rejeitou ir visitar o local, para já. "A ajuda está a funcionar, é importante que o possam fazer em paz ", explicou.

As chamas encheram o céu de nuvens de fumo pairando sobre os monumentos da cidade e obrigaram à evacuação dos edifícios das imediações.

Os serviços de emergência prosseguem as operações para determinar se ainda está alguém dentro do prédio. Atualmente, o incêndio está controlado, mas não extinto.

A presidente da junta de freguesia, Florence Berthout, disse que "a explosão foi extremamente violenta", descrevendo estilhaços de vidro ainda a cair dos edifícios circundantes.

A porta-voz da polícia de Paris, Loubna Ata, declarou ser demasiado cedo para determinar a origem do incêndio e não poder confirmar relatos de que foi causada por uma explosão de gás.

Pode ver imagens da destruição nos vídeos abaixo:

[Notícia atualizada às 18h48]

Leia Também: Migrantes acampam em Paris para pedir "alojamento digno"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas