A esposa de Huw Edwards emitiu, esta quarta-feira, um comunicado no qual revela que é o seu marido quem está envolvido no escândalo sexual que envolve pagamentos por parte de um apresentador da BBC - até então não identificado - a um adolescente por fotografias sexualmente explícitas.
De acordo com a nota, citada pela Sky News, a esposa, Vicky Flind, refere ainda que o homem está a sofrer "problemas de saúde mental" e que, assim que estiver "bem o suficiente para o fazer", irá responder às acusações.
Segundo a nota, emitida em nome do apresentador, de 61 anos, que entretanto foi suspenso pela estação britânica, este estava a "receber tratamento numa unidade hospital na qual ficará num futuro próximo".
Quem é Huw Edwards?
Huw Edwards, de 61 anos, destaca-se há 20 anos no comando do grande noticiário das 22 horas, sendo um dos apresentadores mais famosos do Reino Unido e o mais bem pago da BBC, com mais de 400 mil libras (cerca de 466 mil euros) por ano.
O apresentador ingressou em 1984 na BBC, onde rapidamente subiu na hierarquia. Foi Huw Edwards quem anunciou a morte da rainha Isabel a 8 de setembro, permanecendo várias horas no ar, bem como no funeral da rainha e na coroação do rei Carlos III, em maio.
Huw Edwards© Joe Maher/Getty Images
Eis o caso
Edwards terá sido informado das acusações na última quinta-feira, 5 de julho. A notícia de que um apresentador tinha sido retirado 'do ar' por, alegadamente, ter pagado 41 mil euros a um adolescente, de 17 anos, por conteúdos sexuais explícitos foi avançada no dia seguinte, pelo The Sun. A BBC confirmou, na segunda-feira, que estava a cooperar com as autoridades britânicas neste caso.
A identificação surge pouco depois de tanto a Polícia Metropolitana de Londres como as autoridades do País de Gales terem dito que não havia informações que indicassem que tivessem sido cometidos crimes.
A Polícia Metropolitana de Londres aconselhou, no entanto, a BBC a continuar com a sua investigação interna - isto porque, tal como recorda a Sky News, a estação televisiva informou também sobre a existência de "comportamentos impróprios" direcionados aos seus colegas.
A primeira queixa contra o apresentador terá surgido a 19 de maio e, a 8 de julho, o The Sun publicou as alegações, acrescentando testemunhos da mãe da alegada vítima, que disse que o filho, agora com 20 anos, tornou-se viciado em crack na sequência do incidente e garantindo ter visto provas que confirmam a transação e o envio de fotografias.
A BBC respondeu às alegações, com o diretor geral da emissora, Tim Davie, a referir que, a 6 de julho, recebeu relatos "de uma natureza diferente". No sábado, a publicação The Sun publicou mais uma série de detalhes, afirmando que o apresentador em causa contactou "em pânico" o adolescente para exigir que a sua mãe travasse a investigação.
No meio da polémica, alguns apresentadores distanciaram-se do caso, e o governo britânico não deixou de reagir à situação.
[Notícia em atualizada às 23h54]
Leia Também: 'Estrela' da TV em escândalo sexual? BBC remete resposta para breve