Dez carruagens de um comboio da Canadian National Railway, a maior companhia ferroviária do Canadá, descarrilaram, na noite de segunda-feira, no norte do Minnesota, nos Estados Unidos, segundo as autoridades locais, aqui citadas pela Associated Press.
Ninguém ficou ferido e não houve derrame de materiais perigosos, segundo as informações divulgadas.
O descarrilamento ocorreu pouco antes das 20h30 locais (2h30 em Portugal continental), numa zona rural e despovoada a cerca de 10 quilómetros a norte de Cook, informou o Gabinete do Xerife do Condado de St. Louis em comunicado.
Os agentes e os bombeiros encaminhados para o local constataram que cinco dos vagões descarrilados tinham tombado, enquanto os outros permaneciam de pé. Dois dos vagões continham propano e butano liquefeitos, mas tudo aponta para não ter existido qualquer derrame, segundo o gabinete do xerife e a Canadian Railway.
A causa do descarrilamento está a ser investigada, disse o porta-voz da companhia ferroviária, Jonathan Abecassis, num dia em que procediam ainda os trabalhos de limpeza no local. A fonte agora citada disse ainda que não havia previsões para a reabertura da linha ferroviária.
Este descarrilamento ocorre menos de quatro meses depois de um comboio da BNSF Railway ter descarrilado no sudoeste do Minnesota e ter forçado a evacuação de uma pequena cidade, depois de vários vagões de etanol terem derramado e terem-se incendiado. O acidente de 30 de março causou danos de cerca de 1,9 milhões de dólares nos carris e no equipamento ferroviário e obrigou, ainda, cerca de 800 pessoas a abandonar as suas casas durante várias horas em Raymond.
Leia Também: Leva passageiros e cultura. As imagens do Comboio Histórico do Douro