Após os fogos florestais, Canadá é atingido por cheias repentinas
A costa atlântica do país está a assistir a uma intensa sequência de fenómenos climáticos, com quatro pessoas desaparecidas na sequência das cheias.
© Twitter/@CyclistAnons
Mundo Canadá
Pelo menos quatro pessoas foram dadas como desaparecidas no sábado, na região de Nova Scotia, no Canadá, depois da costa atlântica ter sido atingida nos últimos dois dias por cheias repentinas que têm causado estragos nas estradas e apagões por toda a área.
Segundo contou a polícia canadiana à Associated Press, os desaparecidos são dois adultos e duas crianças, sendo que as últimas terão desaparecido quando o veículo em que seguiam ficou completamente submerso (embora os três outros ocupantes da viatura tenham escapado).
A chuva intensa, na zona de Halifax, começou na sexta-feira à tarde, despejando na região mais de 200 milímetros de água (sendo que a média na cidade portuária é de 90 a 100 milímetros para julho). No entanto, no sábado, as autoridades estimam que a quantidade de chuva tenha atingido valores recorde para o país, acima dos 300 milímetros em 24 horas.
Várias outras cidades registaram postes caídos, carros submersos, habitações inundadas e problemas com o fornecimento de bens alimentares e de eletricidade, e as autoridades policiais tiveram mesmo de resgatar pessoas usando pequenas embarcações.
At least four people are missing, including two children, after massive floods damaged roads, bridges and buildings in Nova Scotia https://t.co/bLmpgEp0Ym pic.twitter.com/bPeQXD6re5
— Reuters (@Reuters) July 22, 2023
Cars submerged, roads flooded, people trapped after storm hits Halifax, Nova Scotia
— Earth42morrow (@Earth42morrow) July 22, 2023
VC: Emma Maclellan#Floods #Storm #Canada #NovaScotia #Halifax #NVwx #Viral #Weather #Climate #Windsor #Hants #Brooklyn #SaintCroix pic.twitter.com/9qUeSmh8WR
A região está a sentir os efeitos destas cheias repentinas pouco tempo depois de uma série de incêndios florestais ter devastado várias regiões do país, continuando a afetar as áreas de Ontario, British Colombia, entre outras. Na região de Halifax, foram destruídas pelas chamas 151 casas e empresas, e mais de 16 mil pessoas foram resgatadas.
Isto surge também depois de, no outono do ano passado, um tempestade tropical ter caído sobre a região de Nova Scotia e deixado 600 mil casas e estabelecimentos sem energia, com um prejuízo para o estado mais de 540 milhões de euros.
Uma das principais razões apontadas pelos cientistas para esta sequência de fenómenos extremos, no Canadá mas também em outras zonas do mundo, são as alterações climáticas, provocadas pela ação humana, com os cientistas a preverem uma intensificação crescente de situações meteorológicas extremas.
Leia Também: Fumo de incêndios do Canadá suscita alertas sobre qualidade do ar nos EUA
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com