O país tem registado chuvas torrenciais desde o início de agosto, depois de várias vagas de calor e secas prolongadas nos últimos meses.
No norte, oito pessoas, incluindo pelo menos duas crianças, morreram nas províncias montanhosas de Yen Bai, Lai Chau, Son La e Thai Nguyen na semana passada.
O mau tempo danificou centenas de casas e destruiu colheitas, indicou a autoridade de controlo das catástrofes.
Os meios de comunicação social estatais publicaram imagens de casas arrastadas por torrentes de água lamacenta, estradas bloqueadas ou destruídas e árvores no chão.
Em julho, os aluimentos de terras já tinham atingido o centro do país. Na cidade de Dalat, nas terras altas, três agentes policiais e um civil morreram quando uma esquadra da polícia foi soterrada pela lama.
As terras altas do centro e o sul do Vietname registaram mais 5% a 10% de chuva do que o habitual desde o início da estação das chuvas em maio, disseram as autoridades.
No norte do Vietname, as temperaturas recorde e uma seca sem precedentes em maio e junho provocaram repetidos cortes súbitos de energia, resultando em grandes perdas para os muitos fabricantes locais e estrangeiros estabelecidos nesta região.
Leia Também: Vaticano e Vietname concordam em abrir representação em Hanói