Um cidadão alemão que trabalhava para as Forças Armadas foi detido por suspeita de espionagem a favor da Rússia, afirmaram os procuradores federais alemães, na quarta-feira.
"O arguido é fortemente suspeito de trabalhar para um serviço de informações estrangeiro", declarou a procuradoria federal num comunicado, citado pela Reuters, acrescentando que o suspeito tinha oferecido os seus serviços "à embaixada russa em Berlim", entre outras instituições russas.
O homem, identificado apenas como Thomas H., foi detido a 27 de julho na cidade de Koblenz e o seu apartamento e local de trabalho foram revistados. Foi-lhe decretada prisão preventiva esta quarta-feira.
Thomas H. trabalhou para o Departamento de Equipamento, Tecnologia da Informação e Apoio ao serviço do exército. "Em maio de 2023, dirigiu-se ao consulado geral da Rússia em Bona e à embaixada russa em Berlim e ofereceu a sua colaboração", garantiram os procuradores.
Segundo aquela fonte, o homem "transmitiu informações obtidas no decurso das suas atividades profissionais para que estas fossem transmitidas a um serviço de informações russo".
A Alemanha, um dos maiores fornecedores de equipamento militar para a Ucrânia, é um dos principais alvos das operações de espionagem russas, que cresceram em escala desde a invasão russa da Ucrânia em 2022.
Leia Também: Polónia detém 16 suspeitos de espionagem a favor da Rússia