Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

CEDEAO pede regresso à ordem constitucional após ataque no Níger

Abuja, 16 ago 2023 (Lusa) -- se na luta antiterrorista.

CEDEAO pede regresso à ordem constitucional após ataque no Níger
Notícias ao Minuto

19:23 - 16/08/23 por Lusa

Mundo Níger

"A CEDEAO [Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental] apela aos chefes militares do CNSP - Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria - para que restabeleçam a ordem constitucional no Níger, a fim de concentrar a atenção na segurança do país, que foi ainda mais enfraquecida pela tentativa de golpe de Estado contra Mohamed Bazoum, o Presidente democraticamente eleito", afirmou o bloco em comunicado.

Este é o terceiro ataque contra as forças de segurança nigerinas na última semana, na fronteira próxima do Mali.

No domingo passado, uma patrulha da Guarda Nacional foi emboscada perto de uma aldeia no departamento de Abala, também na região de Tillabéri, matando seis soldados.

O chefe da Guarda Presidencial nigerina, Abdourahmane Tiani, anunciou, em 26 de julho, a deposição de Mohamed Bazoum e o encerramento das fronteiras, devido à profunda crise económica e de segurança no país, que enfrenta um aumento das operações das ramificações do grupo extremista Estado Islâmico e da Al-Qaida.

O Níger é o quarto país da África Ocidental a ser liderado por uma junta militar, depois do Mali, da Guiné-Conacri e do Burkina Faso, que também tiveram golpes de Estado entre 2020 e 2022.

Leia Também: População do Níger mobiliza-se para recrutamento contra eventual intervenção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório