As autoridades e civis paquistaneses resgataram, esta terça-feira, todos os restantes ocupantes presos num teleférico no norte do país, à medida que a noite tornava as operações cada vez mais difíceis.
No último balanço feito pelo ministério do interior do Paquistão, já tinham sido retiradas todas as crianças e adultos e não há detalhes sobre ferimentos ou sobre alterações ao estado de saúde das mesmas. Um dos jovens na carruagem terá desmaiado devido a uma crise de ansiedade.
No total, foram retiradas seis crianças e dois adultos.
Nas últimas horas, devido à noite e ao vento que se fez sentir, os helicópteros do exército tiveram de ser retirados. No entanto, vários civis e especialistas militares em tirolesas arriscaram a própria vida para tentar chegar ao grupo, e foi assim que foram retiradas a maioria das crianças.
A local joins the rescue operation to save the kids in the #chairlift in #Battagram. pic.twitter.com/WvltZH24Jo
— The Pakistan Daily (@ThePakDaily) August 22, 2023
Fourth child rescued by SSG in #Battagram. pic.twitter.com/O8SgvH48ov
— Hamza Azhar Salam (@HamzaAzhrSalam) August 22, 2023
Durante uma boa parte da tarde, o exército ainda tentou usar um helicóptero para chegar às pessoas e fazer descer recursos, como alimentos e água, mas a delicadeza da operação e a instabilidade da infraestrutura dificultou ainda mais o trabalho dos militares.
No início do dia, soube-se que um teleférico ficou preso numa zona montanhosa em Battagram, a cerca de 200 quilómetros de Islamabad. Por volta das 7 horas locais, um cabo ter-se-á partido, deixando o veículo suspenso a cerca de 274 metros de altura com os jovens e os professores no interior.
O grupo estava a caminho da escola, sendo que o uso de pequenos teleféricos improvisados é muito comum nas zonas montanhosas do Paquistão. Sem infraestruturas oficiais e sem alternativas mais rápidas para ir para a escola ou para o trabalho, a comunidade local viu-se forçada a criar este sistema de cordas e carruagens para atravessar mais rapidamente.
Segundo explica a BBC, estas carruagens são por vezes feitas da parte de trás de carrinhas de caixa aberta, e também servem para atravessar rios e vales, encurtando os tempos de viagem-
Leia Também: Oito pessoas, incluindo sete crianças, presas em teleférico no Paquistão