O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deu, este sábado, as condolências às famílias dos três pilotos que morreram numa colisão durante um treino na Ucrânia. O responsável destacou um destes, Andriy Pilshchykov, um importante piloto mais conhecido por 'Juice'.
"Era um oficial ucraniano, um daqueles que ajudou bastante a Ucrânia.. Bastante!", apontou.
O chefe de Estado ucraniano adiantou ainda, durante o seu discurso diário, que estava a decorrer uma investigação, por forma a perceber o que se passou. "É muito cedo para falar de detalhes. Claro que as circunstâncias serão esclarecidas. A Ucrânia nunca vai esquecer quem defendeu um céu livre", rematou.
Os pilotos de que Zelensky fala morreram na sexta-feira na sequência da colisão de duas aeronaves, explicou a Força Aérea do país em comunicado partilhado no Telegram.
"Durante uma missão de combate, os ocupantes de duas aeronaves de treino L-39 colidiram no ar", explicaram os responsáveis. A colisão aconteceu na região de Zhytomyr, a oeste de Kyiv.
Depois de falar de algumas formalidades, Zelensky falou ainda sobre as emoções. "Não devemos permitir que as nossas emoções nos controlem. Especialmente entre nós, sociedade, entre ucranianos. Por favor, tomem conta uns dos outros. E tenho tempo para agradecer a todos aqueles que ajudam a defesa, a todas aqueles que ajudam a Ucrânia. Estamos a defender o nosso país, a avançar de uma forma absolutamente racional e a trazer a nossa vitória - a vitória da Ucrânia - mais perto", rematou.
Leia Também: Zelensky debate bloqueio do corredor de cereais com MNE turco