Itália está a ser afetada, mais uma vez, pelo mau tempo. Depois das ondas de calor e dos incêndios, o país tem estado a enfrentar, nos últimos dias, a passagem do ciclone Poppea, que está a provocar fortes tempestades, com chuva, vento forte e agitação marítima.
Segundo a imprensa italiana, na segunda-feira, o mau tempo atingiu, sobretudo, o Nordeste do país, mas hoje estendeu-se a outras partes.
Ontem, o centro de Trieste ficou inundado devido à chuva torrencial e muitos moradores e turistas refugiaram-se nos bares históricos da cidade portuária.
O mau tempo, que vem desde domingo, também se fez sentir em Veneza e Milão, por exemplo. Já em Piemonte, as autoridades tiveram de intervir para libertar carros que tinham ficado presos na neve, perto da fronteira com França.
Em várias regiões houve necessidade de retirar algumas populações e os serviços de transporte foram afetados, como as ligações ferroviárias entre Itália e França através do túnel Frejus, após um deslizamento de terra em Saboia, França.
Esta terça-feira, o mau tempo continua no Nordeste e em toda a zona costeira Oeste de Itália. Na Sardenha foram registadas fortes rajadas e ondas de grande altitude. Também um deslizamento de terras em Bisuschio, Varese, obrigou quatro famílias a deixar as suas casas.
Os barcos para Ísquia e Prócida, Nápoles, também foram interrompidos, tal como as ligações para Termoli e Diomedeu.
Já uma violenta tempestade de granizo afetou, de madrugada, a província de Lecce, atingindo Montesano, Specchia e Miggiano.
O nível de alerta foi baixando ao longo dos últimos dias e acredita-se que a situação está a melhorar. Ainda assim, são esperados aguaceiros durante a tarde de amanhã.
Nos próximos dias e depois do fim de semana, as autoridades não prevêem eventos de precipitação significativos.
Veja na fotogaleria acima algumas imagens das zonas afetadas pelo mau tempo.
Leia Também: Moscovo "aprecia" os "esforços" do Papa para resolver conflito