Um grupo de cinco médicos salvaram a vida de uma criança de dois anos, que ficou inconsciente, durante uma viagem de avião na Índia. Segundo o The Indian Express, o incidente ocorreu quando os médicos regressavam de uma conferência na cidade de Bengaluru, a mais de dois mil quilómetros de Deli, para onde se dirigiam.
O alerta foi dado pelos comissários de bordo e os médicos - Damandeep Singh e Navdeep Kaur, Rishab Jain, Oishika e Avichala Taxak - rapidamente perceberam que a criança tinha desenvolvido uma coloração azulada na pele, devido a uma deficiência de oxigénio no sangue.
"Assim que um comissário de bordo fez o pedido de socorro, por volta das 21h30, examinámos imediatamente a criança e verificámos que não tinha pulso, as extremidades estavam frias e não respirava, com lábios e dedos cianóticos", contou o médico Damandeep Singh, do All India Institute of Medical Science (AIIMS) de Deli.
Num comunicado, divulgado na rede social X (antigo Twitter), o hospital contou ainda que "foi iniciada uma reanimação cardiopulmonar imediata com recursos limitados, recorrendo a trabalho especializado e gestão ativa por parte da equipa".
#Always available #AIIMSParivar
— AIIMS, New Delhi (@aiims_newdelhi) August 27, 2023
While returning from ISVIR- on board Bangalore to Delhi flight today evening, in Vistara Airline flight UK-814- A distress call was announced
It was a 2 year old cyanotic female child who was operated outside for intracardiac repair , was… pic.twitter.com/crDwb1MsFM
Através de vários procedimentos, os médicos conseguiram "reiniciar o coração da criança", mas a "situação complicou-se com outra paragem cardíaca, para a qual foi utilizado um desfibrilhador automático externo".
Foi então realizada uma aterragem de emergência na cidade de Nagpur e a criança transportada para uma unidade hospitalar.
"Numa demonstração notável de preparação e profissionalismo, os colegas a bordo, com formação médica, iniciaram, prontamente, medidas para salvar a vida do passageiro bebé, fazendo-lhe reanimação cardiopulmonar", destacou ainda o diretor-geral adjunto do hospital, Aejaz Shami.
Leia Também: Índia prepara-se para lançar 1.º satélite para estudar Sol no sábado