Ruby Franke, uma conhecida 'youtuber' que reunia mais de dois milhões de subscritores no agora extinto canal da plataforma '8 Passengers', foi detida, na quarta-feira, por suspeitas de abuso infantil. Segundo a imprensa internacional, a detenção ocorreu após um dos filhos ter fugido de casa para pedir ajuda, na cidade de Ivins, no estado norte-americano do Utah.
O incidente aconteceu pelas 10h00 locais (17h00 em Lisboa), quando o menino de 12 anos saltou de uma janela de casa e fugiu para casa de um vizinho, a quem pediu água e comida. O vizinho notou que a criança tinha fita adesiva nos tornozelos e nos pulsos e alertou as autoridades.
De acordo com um comunicado do Departamento de Segurança Pública de Santa Clara-Ivins, a criança estava "extremamente magra e desnutrida, com feridas abertas e fita adesiva à volta das extremidades".
O seu estado de saúde "era tão grave" que foi assistido por uma equipa de emergência e "transportado para um hospital da zona".
Já de acordo com a polícia local, uma outra criança, uma menina de 10 anos, foi também encontrada desnutrida e levada para o hospital para observação. Outros dois filhos de Ruby Franke - são seis no total - foram também colocados sob custódia dos serviços de proteção de menores.
A 'youtuber' foi posteriormente detida, juntamente com a sua sócia, Jodi Hildebrandt. Segundo a Sky News, ambas criavam vídeos de aconselhamento parental que promoviam um estilo de educação severo. O canal '8 Passangers' foi criado no Youtube em 2015 e contava já com 2,3 milhões de subscritores, que seguiam a vida o estilo da família pertencente à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Ruby Franke foi presente a um juiz na quinta-feira, que lhe recusou liberdade sob fiança devido à "gravidade dos ferimentos dos seus dois filhos que se encontravam em casa" e ao facto de quatro crianças terem sido colocadas à guarda da proteção de menores.
Leia Também: EUA. Estátua romana em museu apreendida após reivindicação da Turquia