Filhos feridos e desnutridos. 'Youtuber' detida por abuso infantil

O caso foi descoberto quando um dos filhos, de 12 anos, "saltou de uma janela de casa e fugiu para casa de um vizinho, a quem pediu água e comida". Quatro dos seis filhos foram colocados sob custódia da proteção de menores.

Notícia

© Reprodução/X

Notícias ao Minuto
01/09/2023 10:53 ‧ 01/09/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Ruby Franke, uma conhecida 'youtuber' que reunia mais de dois milhões de subscritores no agora extinto canal da plataforma '8 Passengers', foi detida, na quarta-feira, por suspeitas de abuso infantil. Segundo a imprensa internacional, a detenção ocorreu após um dos filhos ter fugido de casa para pedir ajuda, na cidade de Ivins, no estado norte-americano do Utah.

O incidente aconteceu pelas 10h00 locais (17h00 em Lisboa), quando o menino de 12 anos saltou de uma janela de casa e fugiu para casa de um vizinho, a quem pediu água e comida. O vizinho notou que a criança tinha fita adesiva nos tornozelos e nos pulsos e alertou as autoridades.

De acordo com um comunicado do Departamento de Segurança Pública de Santa Clara-Ivins, a criança estava "extremamente magra e desnutrida, com feridas abertas e fita adesiva à volta das extremidades"

O seu estado de saúde "era tão grave" que foi assistido por uma equipa de emergência e "transportado para um hospital da zona".

Já de acordo com a polícia local, uma outra criança, uma menina de 10 anos, foi também encontrada desnutrida e levada para o hospital para observação. Outros dois filhos de Ruby Franke - são seis no total - foram também colocados sob custódia dos serviços de proteção de menores. 

A 'youtuber' foi posteriormente detida, juntamente com a sua sócia, Jodi Hildebrandt. Segundo a Sky News, ambas criavam vídeos de aconselhamento parental que promoviam um estilo de educação severo. O canal '8 Passangers' foi criado no Youtube em 2015 e contava já com 2,3 milhões de subscritores, que seguiam a vida o estilo da família pertencente à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Ruby Franke foi presente a um juiz na quinta-feira, que lhe recusou liberdade sob fiança devido à "gravidade dos ferimentos dos seus dois filhos que se encontravam em casa" e ao facto de quatro crianças terem sido colocadas à guarda da proteção de menores. 

Leia Também: EUA. Estátua romana em museu apreendida após reivindicação da Turquia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas