A Guarda Costeira italiana encontrou um bebé recém-nascido morto num barco que transportava migrantes para a ilha de Lampedusa, em Itália, durante uma operação de resgate, reportou este sábado a agência Reuters.
De acordo com a agência de notícias ANSA, o bebé nasceu durante a viagem e morreu logo após o nascimento. Na mesma embarcação, seguiam ainda cerca de 40 migrantes.
No início desta semana, um bebé com cinco meses de vida afogou-se durante uma operação de resgate ao largo de Lampedusa, depois de um barco que transportava migrantes do Norte de África se ter virado.
Segundo a Reuters, quase 126.000 migrantes chegaram a Itália este ano, quase o dobro do número registado em 2022.
A ilha de Lampedusa sofreu recentemente um aumento significativo de chegadas a território italiano, com registo de cerca de 7.000 desembarques só esta semana, mais do que a população permanente da ilha.
Esta situação desencadeou apelos desesperados por ajuda. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, apelou na sexta-feira à União Europeia para agir em conjunto "com uma missão naval, se necessário" para impedir a travessia de pessoas do Norte de África pelo Mediterrâneo, prometendo ações rigorosas em resposta ao aumento nas chegadas de migrantes esta semana.
Leia Também: Itália transfere milhares de migrantes que chegaram à ilha de Lampedusa