Os militares norte-americanos estão a pedir ajuda ao público geral para localizar um dos seus caças F-35, avaliado em 80 milhões de dólares (cerca de 75 milhões de euros). O rasto perdeu-se após o piloto se ter ejetado da aeronave, conta a BBC.
“Pede-se ao público que coopere com as autoridades militares e civis à medida que o esforço continua”, disse a base da Força Aérea de Charleston, na Carolina do Sul, através de uma mensagem no X (antigo Twitter).
O piloto, que não foi identificado, ejetou-se e saltou de paraquedas no domingo, quando o avião sofreu um "percalço" sobre a Carolina do Sul. Encontra-se em condição estável no hospital.
A última localização conhecida do jato, a norte da cidade de Charleston, levou as equipas de busca a procurar no Lago Moultrie e no Lago Marion.
We’re working with @MCASBeaufortSC to locate an F-35 that was involved in a mishap this afternoon. The pilot ejected safely. If you have any information that may help our recovery teams locate the F-35, please call the Base Defense Operations Center at 843-963-3600.
— Joint Base Charleston (@TeamCharleston) September 17, 2023
Leia Também: Dinamarca recebe 1.ª entrega de aviões F-35 dos EUA para substituir F-16