Os principais diplomatas dos países do G7 decidiram realizar uma reunião em Tóquio a 07 e 08 de novembro, disse a ministra dos Negócios Estrangeiros japonesa, Yoko Kamikawa, numa conferência de imprensa em Nova Iorque, onde se encontra para a próxima Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que começa hoje.
Kamikawa, que faz a sua estreia internacional como ministra dos Negócios Estrangeiros após a sua nomeação a 13 de novembro, fez o anúncio depois de ter organizado uma reunião com os seus homólogos, no início do dia, em solo norte-americano.
De acordo com a emissora pública japonesa NHK, a guerra na Ucrânia foi o foco da reunião que, entre outros assuntos, discutiu também a China e a libertação de água tratada da central nuclear de Fukushima.
A governante japonesa também aproveitou a reunião de segunda-feira em Nova Iorque para se encontrar com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, numa reunião durante a qual foi reiterado o compromisso dos dois países em reforçar a cooperação, de acordo com a agência de notícias japonesa Jiji.
A reunião de novembro vai ser a segunda reunião presencial dos ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 em solo japonês, após a que se realizou em Karuizawa, a noroeste de Tóquio, em abril.
Leia Também: Ministros do G7 condenam "eleições falsas" em territórios ocupados