EUA. Kevin McCarthy procura apoio para evitar paralisação do governo

O líder da Câmara dos Representantes norte-americana, Kevin McCarthy, garantiu hoje que não irá desistir de tentar convencer os colegas republicanos a aprovar o financiamento temporário do Governo, apesar de não ter uma estratégia clara, nem muito tempo.

Notícia

© Chip Somodevilla/Getty Images

Lusa
21/09/2023 06:57 ‧ 21/09/2023 por Lusa

Mundo

EUA

Kevin McCarthy sublinhou hoje, ao chegar ao Capitólio para mais um dia de negociações, que ainda existe tempo para conquistar os republicanos da ala mais à direita e evitar uma paralisação do governo federal no final do mês.

"Ainda não é 30 de setembro, o jogo não acabou", sublinhou McCarthy em declarações aos jornalistas.

Mesmo que McCarthy consiga alcançar a difícil tarefa de unir a maioria republicana na Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso), a vitória pode ser de curta duração.

O projeto de lei, com cortes drásticos de 8% em muitos serviços, pode ser rejeitado pelo Senado (câmara alta), onde os democratas estão no controlo, mas onde também alguns republicanos rejeitam as severas reduções do seu partido na câmara baixa.

Do outro lado do Capitólio, o líder da maioria no Senado, o democrata Chuck Schumer, abriu as negociações para tentar avançar com um plano bipartidário.

Um robusto grupo bipartidário de senadores tenta avançar com o seu próprio pacote de três projetos de lei orçamentais para iniciar o processo.

Senadores de ambos os partidos têm tentado mostrar força enquanto se preparam para negociar com a câmara baixa o financiamento do governo, mas o senador republicano Ron Johnson interrompeu o progresso do Senado, ao levantar uma objeção.

O Senado realizou hoje uma 'votação-teste' para tentar ultrapassar a sua própria ala mais conservadora composta por senadores republicanos, mas também falhou.

"É mais um aviso de que em ambas as câmaras, um pequeno grupo de republicanos de extrema-direita está decidido a parar as engrenagens do governo", apontou Schumer.

Já McCarthy sofreu uma série de derrotas esta semana, na sua estratégia para avançar com os planos de gastos dos republicanos, testando ainda o seu poder, num momento em que há pedidos para a sua destituição.

O pacote que McCarthy está a tentar aprovar na Câmara dos Representantes também propõe uma longa lista de políticas conservadoras para a imigração e a segurança das fronteiras, que são amplamente adotadas pelos republicanos.

Mas os conservadores também querem que McCarthy se comprometa a manter os cortes de financiamento em vigor durante mais tempo.

Em causa está também o pedido do presidente Joe Biden para fornecer 24 mil milhões de dólares (cerca de 22,45 mil milhões de euros) adicionais em ajuda militar e humanitária à Ucrânia para combater a invasão russa.

Leia Também: Republicanos acusam procurador-geral dos EUA de favorecer filho de Biden

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas