Comandante russo (morto) apareceu em vídeo. Ucrânia está a "clarificar"
Ucrânia reivindicou, na segunda-feira, a morte do vice-almirante Viktor Sokolov num ataque à Frota Russa do Mar Negro. No entanto, um dia depois, o comandante apareceu, por videoconferência, numa reunião do Ministério da Defesa da Rússia.
© Russian Defense Ministry/Anadolu Agency via Getty Images
Mundo Guerra na Ucrânia
As forças especiais do Exército da Ucrânia afirmaram, esta terça-feira, que estão a "clarificar" a morte do vice-almirante Viktor Sokolov, comandante da Frota do Mar Negro, que apareceu hoje numa reunião do Ministério da Defesa da Rússia, apesar de ter sido dado como morto pelas autoridades ucranianas.
"Como se sabe, 34 oficiais foram mortos num ataque com mísseis aos quartel-geral da Frota Russa do Mar Negro. Fontes afirmam que entre os mortos estava o comandante do exército russo. Muitos ainda não foram identificados", esclareceu o exército numa publicação na plataforma Telegram.
"Como os russos foram forçados a publicar com urgência uma resposta com Sokolov aparentemente vivo, as nossas unidades estão a clarificar a informação", acrescentou a nota.
Sublinhe-se que a Ucrânia reivindicou, na segunda-feira, a morte do vice-almirante Viktor Sokolov e de outros oficiais num ataque na sexta-feira contra o quartel-general da Frota do Mar Negro em Sebastopol, na Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.
A agência russa TASS noticiou que o Ministério da Defesa divulgou imagens de Sokolov a participar hoje numa reunião do conselho de administração do ministério por videoconferência.
Além de um vídeo, o ministério publicou uma fotografia em que Sokolov aparece num ecrã de grandes dimensões ao lado de outros altos responsáveis militares que participam numa reunião presidida pelo ministro Serguei Shoigu.
Leia Também: Tribunal russo rejeita recurso de Navalny contra sentença de 19 anos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com