Ocorreu, este domingo, uma explosão à porta do Ministério do Interior turco, em Ancara. Em causa está um ataque à bomba, perpetrado por dois "terroristas".
Nas redes sociais Ali Yerlikaya, ministro do Interior turco, disse que o ataque, que ocorreu perto do parlamento, foi realizado com recurso a um veículo ligeiro armadilhado. Um dos atacantes morreu na explosão e o outro foi "neutralizado" pelas autoridades locais.
“Por volta das 09h30 [07h30 em Lisboa], dois terroristas que se aproximaram com um veículo comercial ligeiro em frente ao portão de entrada da Direção-Geral de Segurança do nosso Ministério do Interior, realizaram um atentado bombista", escreveu na rede social X (antigo Twitter).
"Um dos terroristas fez-se explodir e o outro foi neutralizado. Durante o incêndio, dois dos nossos polícias sofreram ferimentos ligeiros. Desejo uma rápida recuperação aos nossos heróis", acrescentou, prometendo continuar a lutar "até que o último terrorista seja neutralizado".
Já aos jornalistas, o ministro precisou que "um dos dois terroristas, que carregavam bombas, fez-se explodir à porta do Ministério e o outro foi morto com um tiro na cabeça antes de ter oportunidade de fazer o mesmo".
Yerlikaya não atribuiu o ataque a qualquer grupo específico, apenas prometeu que o Governo continuará a lutar de forma decisiva contra "todos os tipos de terrorismo e crime organizado".
Saat 09.30 sıralarında İçişleri Bakanlığımız Emniyet Genel Müdürlüğü giriş kapısı önüne hafif ticari araçla gelen 2 terörist bombalı saldırı eyleminde bulunmuştur.
— Ali Yerlikaya (@AliYerlikaya) October 1, 2023
Teröristlerden biri kendini patlatmış, diğer terörist etkisiz hale getirilmiştir.
Açılan ateş sırasında 2 Emniyet…
Após a explosão, foi deslocado para o local um forte dispositivo policial e de emergência e reforçadas as medidas de segurança.
Segundo a imprensa turca, também foram ouvidas trocas de tiros no bairro do parlamento, zona que abriga muitos ministérios.
Ankara’daki canlı bomba saldırısı haberi doğru mu? Geçmiş olsun pic.twitter.com/pVHW0B8rwP
— Cenk Bey (@cenkbilgee) October 1, 2023
[Notícia atualizada às 13h54]
Leia Também: As imagens aéreas dos destroços após fuga de gás na Turquia. Há 2 mortos