Frank-Walter Steinmeier vai ser condecorado com a Ordem Amílcar Cabral, num reconhecimento pelo apoio alemão ao Centro de Investigação Oceanográfica do Mindelo (Ocean Science Center Mindelo - OSCM), lançado em 2014.
A distinção será entregue pelo chefe de Estado cabo-verdiano, José Maria Neves, em cerimónia no palácio presidencial, na Praia.
"Há mais de uma década que temos trabalhado para consolidar uma cooperação muito forte neste domínio. Temos o Centro Oceânico Oceanográfico do Mindelo, temos muitas ações de investigação ligadas aos oceanos e a toda a problemática atmosférica", referiu o Presidente cabo-verdiano na segunda-feira, ao antecipar a visita.
A visita serve para "abrir novas avenidas de cooperação entre Cabo Verde e Alemanha, não só cooperação intergovernamental, mas sobretudo cooperação entre as empresas, entre os institutos de investigação, entre as universidades", acrescentou.
A agenda de Frank-Walter Steinmeier na capital do país vai incluir, ainda hoje, a participação numa sessão solene na Assembleia Nacional e um encontro com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Na quinta-feira, o Presidente alemão visitará a cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, onde participará no lançamento da primeira pedra do novo edifício do laboratório do Observatório do Ambiente de Cabo Verde (CVAO).
Leia Também: Dia da Unidade. Lourenço felicita Alemanha pelo "espírito de concórdia"