Menos de 24 horas depois de os residentes de partes do estado australiano de Victoria terem fugido dos incêndios florestais, as autoridades estatais estão, esta quarta-feira, a alertar para a possibilidade de inundações devido a fortes chuvas.
De acordo com o Gabinete Australiano de Meteorologia, citado pela Reuters, são esperadas chuvas fortes e inundações repentinas no nordeste de Vitória, onde ainda na terça-feira, cerca de 17 mil hectares estavam em chamas.
Segundo o chefe de operações Tim Wiebusch do serviço de emergência do estado de Victoria, os socorristas salvaram durante a noite um agricultor da zona que ficou preso numa estrada alagada.
Algumas zonas daquele estado, a chuva caiu oito vezes mais do que a média para Vitória em setembro, e espera-se que ainda chova até amanhã. "Felizmente, registámos alguma precipitação nas zonas de dois incêndios", afirmou Wiebusch.
"Mas nas próximas 24, 48 horas, as inundações repentinas e as inundações ribeirinhas são, de facto, o principal risco. Nunca é demais sublinhar que as pessoas precisam de estar atentas às suas condições", acrescentou ainda.
A chuva chega durante um início de primavera australiana anormalmente seco, que começou em setembro. O mês passado foi o mais seco de que há registo, segundo o Bureau of Meteorology, com uma precipitação 71% inferior à média de 1961-1990.
Os bombeiros ainda estão a trabalhar para conter os incêndios florestais em duas partes do estado de Victoria, mas as autoridades reconheceram que não há ameaça para os residentes próximos.
Leia Também: Água em pântano australiano fica cor-de-rosa da noite para o dia. Porquê?