Conservadores ganham eleições legislativas na Nova Zelândia

O conservador Partido Nacional da Nova Zelândia venceu hoje as eleições legislativas do país, o que lhe permitiu retomar as rédeas do Governo de Wellington após seis anos na oposição.

Notícia

© Getty Images

Lusa
14/10/2023 12:06 ‧ 14/10/2023 por Lusa

Mundo

Nova Zelândia

Com quase 80% dos votos contados, o Partido Nacional, liderado por Christopher Luxon, lidera com 39,98% dos votos, enquanto o Partido Trabalhista, de centro-esquerda, liderado pelo primeiro-ministro neozelandês Chris Hipkins, tem 26,34% dos votos, segundo a Comissão Eleitoral.

Trata-se de uma reviravolta radical em relação às eleições de 2020, em que venceu a ex-primeira-ministra neozelandesa Jacinda Ardern.

A demissão surpresa de Ardern em janeiro deixou o governo trabalhista em dificuldades e o seu sucessor, Chris Hipkins, já aceitou hoje a derrota e felicitou o seu opositor, declarando "não estar em posição de formar Governo".

Segundo as projeções, a coligação de centro direita entre o Partido Nacional e o ACT deverá conquistar 65 lugares no parlamento, ou seja mais de metade dos 120 assentos da assembleia.

Leia Também: Nova Zelândia inicia votação antecipada para eleger governo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas