Israel prepara "abordagem agressiva" na intervenção na Faixa de Gaza

A Força Aérea Israelita está a preparar "uma abordagem agressiva" para a intervenção na Faixa de Gaza, dando apoio aéreo ao Exército no terreno, a primeira deste género desde a Operação Chumbo Fundido, em 2008.

Notícia

© MENAHEM KAHANA/AFP via Getty Images

Lusa
15/10/2023 17:32 ‧ 15/10/2023 por Lusa

Mundo

Israel

Em declarações ao jornal diário israelita Haaretz, e citado pela agência Europa Press, o chefe da Força Aérea Israelita anunciou que os seus aviões estão a preparar as condições para uma possível intervenção terrestre em grande escala do Exército.

"Estamos a eliminar diligentemente as ameaças terrestres e aéreas e vamos adotar uma abordagem agressiva para garantir que as nossas forças armadas possam agir eficazmente durante uma operação terrestre", declarou o general Tomer Bar, ao jornal.

O comandante israelita avisou também que as forças armadas têm capacidade para enfrentar a atual escalada de combates no norte de Israel, que é atualmente palco de trocas de tiros entre o Hezbollah, outro movimento paramilitar islamita, e o exército israelita.

"Embora neste momento estejamos concentrados no sul, estamos totalmente preparados para qualquer evolução no norte", afirmou, acrescentando que "a força aérea está bem equipada (...) para responder às ameaças e participar num teatro de guerra na região".

O grupo islamita Hamas lançou no dia 07 um ataque surpresa contra Israel com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.

Em resposta, Israel bombardeou a partir do ar várias infraestruturas do Hamas na Faixa de Gaza e impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e eletricidade.

Os ataques já provocaram milhares de mortos e feridos nos dois territórios.

Leia Também: Pelo menos doze jornalistas morreram desde início do conflito em Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas