O presidente do Vietname, Vo Van Thuonh, aproveitou o encontro com o líder russo na capital chinesa, para "convidar o presidente Putin a visitar o Vietname num futuro próximo, o que este aceitou de bom grado", noticiou a agência de notícias do Vietname na noite de terça-feira.
Putin sublinhou no encontro com Thuong que o Vietname é um dos parceiros mais importantes da Rússia na Ásia e convidou o seu homólogo a visitá-lo em Moscovo.
O Vietname, um país que mantém um equilíbrio delicado nas suas relações com as grandes potências, tem sido desde a era soviética um aliado firme da Rússia, a quem compra grande parte do seu armamento.
O fórum realizado na capital chinesa permitiu também o primeiro encontro entre Putin e o primeiro-ministro tailandês, Srettha Thavisin, que aproveitou a ocasião para convidar o líder russo a visitar a Tailândia.
"O presidente (Putin) aceitou. Em breve vamos marcar uma data mutuamente conveniente", afirmou o governo tailandês, num comunicado publicado hoje.
Putin retomou as suas deslocações internacionais na semana passada, no Quirguistão, na sequência do mandado de captura emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra si, e teve o seu primeiro grande encontro internacional deste ano em Pequim.
Quirguistão, China, Vietname ou Tailândia ratificaram o Estatuto de Roma para aderir ao TPI.
Leia Também: Rússia pede a Israel provas de inocência do ataque a hospital de Gaza