Uma pintura com 300 anos, que tinha sido roubada por um soldado norte-americano, durante a Segunda Guerra Mundial, foi devolvida, esta quinta-feira, à Alemanha.
De acordo com a Associated Press, a obra, criada pelo artista austríaco do século XVIII Johann Franz Nepomuk Lauterer, esteve nos Estados Unidos durante quase um século, até ter sido entregue pelo FBI a Bernd Eber, um representante da Antiga Pinacoteca, para onde a pintura irá, numa cerimónia que decorreu no Consulado Alemão em Chicago.
A pintura foi localizada pela Art Recovery International, uma empresa focada na localização e recuperação de arte roubada, já depois do contacto de uma pessoa, natural de Chicago, que disse estar na posse de uma "pintura roubada" que o seu tio havia levado para os Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial.
A empresa explicou que a obra, que mostra uma paisagem rural italiana, estava desaparecida desde 1945, quando foi roubada das Coleções de Pintura do Estado da Baviera em Munique, Alemanha. Em 2012, entrou no banco de dados da Fundação Alemã de Arte Perdida.
Christopher Marinello, fundador da Art Recovery International, revelou que, durante o contacto, a pessoa pediu dinheiro pela obra de arte. "Expliquei a nossa política de não pagar por obras de arte roubadas e que o pedido era inapropriado".
"Também sabemos que alguém tentou vender a pintura no mercado de arte de Chicago em 2011 e desapareceu quando o museu apresentou a sua reivindicação", lembrou.
Contudo, graças ao FBI, foi possível chegar à obra, que vai agora ser exposta ao lado de outra pintura de Lauter. Segundo a AP, as duas pinturas juntas formam uma cena panorâmica.
300-year-old painting stolen by an American soldier during WWII returned to museum https://t.co/oX8PVAjo9W #Chicago #FBI #artcrime #artlaw #Munich
— Art Recovery International (@artrecovery) October 20, 2023
Leia Também: Quadro de Picasso sobre a amante deve ser leiloado por 112 milhões