Scholz acredita que Israel respeitará direito humanitário em Gaza

O chanceler alemão, Olaf Scholz, considerou hoje que Israel é um país norteado por "princípios democráticos" e que tem a certeza de que o exército israelita vai respeitar o direito humanitário internacional na intervenção na Faixa de Gaza.

Notícia

© Lusa

Lusa
26/10/2023 16:10 ‧ 26/10/2023 por Lusa

Mundo

Olaf Scholz

"Israel é um país democrático, norteado por princípios democráticos e, por isso, tenho a certeza de que o exército israelita, em tudo o que faça, vai respeitar o direito internacional. Não tenho qualquer dúvida", disse Scholz, à entrada para uma reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas.

O chanceler alemão insistiu que os restantes países da UE têm de reforçar que Israel tem o direito à sua defesa contra o "terrível ataque do Hamas".

Para Scholz, as necessidades prementes hoje são "fazer tudo o que é possível para libertar os reféns" e assegurar que a ajuda humanitária entra na Faixa de Gaza.

O chanceler alemão também quer que os cidadãos com dupla nacionalidade e os trabalhadores de organizações internacionais possam abandonar o território palestiniano, exigência apoiada por Washington, acrescentou.

Leia Também: Apoio a Kyiv "não será afetado" pela ajuda a Israel, garante Olaf Scholz

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas