A forte tempestade que afetou o norte de Itália esta segunda e terça-feira deixou a cidade de Milão em alvoroço. Após horas de chuva intensa, trovões, trovada e fortes rajadas de vento, o rio Seveso transbordou. As cheias estão a sentir-se um pouco por toda a cidade.
De acordo com o Corriere della Sera, a estação subterrânea Garibaldi foi encerrada e algumas rotas de metro foram mesmo suspensas devido à entrada de água nos túneis, entre as estações de Centrale e Machachini. Várias linhas de superfície foram ainda desviadas devido não só às cheias como à queda de árvores.
As autoridades viram-se ainda obrigadas a fechar ruas inteiras devido ao mau tempo. Algumas estão completamente inundadas como se pode ver nas imagens partilhadas nas redes sociais.
Il sottopasso di #PortaGaribaldi è stato chiuso in seguito al #nubifragio che ha colpito Milano. Abitanti e commercianti chiedono che venga aperto per far defluire l'acqua che ha allagato le strade del quartiere. pic.twitter.com/FU6E6VcPiY
— Local Team (@localteamit) October 31, 2023
O bairro de Isola foi dos mais atingidos. Durante a manhã desta terça-feira ficou completamente alagado.
Várias pessoas tiveram mesmo de ser resgatadas por terem sido apanhadas de surpresa pela tempestade que se abateu sobre Milão. Em Mediglia, na via Europa, os bombeiros de Gorgonzola salvaram uma mulher que estava presa com os dois filhos num carro, devido à queda de uma árvore.
Já na via Pepe, uma mulher foi encontrada pelos bombeiros dentro de um carro semi-submerso. Felizmente, tudo acabou bem para a condutora.
A Proteção Civil italiana tenta agora evitar que as cheias provoquem mais estragos.
#Milano, strade come fiumi: l'esondazione del #Seveso fa paura pic.twitter.com/BdHcYiWwmw
— Local Team (@localteamit) October 31, 2023
Leia Também: Chuva e vento. Há (mais uma) depressão a caminho de Portugal