Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Unita culpa fracasso dos governos africanos pelos golpes de Estado

O presidente da Unita, principal partido da oposição angolana, considera que o fracasso das lideranças africanas está por detrás do regresso de golpes de Estado no continente, defendendo uma "transição rápida" do poder dos militares para autoridades eleitas.

Unita culpa fracasso dos governos africanos pelos golpes de Estado
Notícias ao Minuto

13:18 - 31/10/23 por Lusa

Mundo UNITA

"O incremento da instabilidade e de golpes de Estado é consequência de governos que não governam os seus povos, consequência de governos que mudam a constituição para não sair do poder", disse o presidente da União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita), Adalberto Costa Júnior.

Júnior falava em entrevista ao canal privado moçambicano STV.

"Não aplaudimos os golpes de Estado, não são a solução [para os problemas africanos", realçou Adalberto Costa Júnior, sublinhando, contudo que é a incapacidade das lideranças africanas em proporcionar uma melhor qualidade de vida às populações "estimula a ocorrência de afastamento de governos por militares", prosseguiu.

O presidente da Unita apelou aos governos militares para assegurarem uma transição rápida para o poder civil eleito.

"Estes autores de golpes devem fazer transições rápidas", através de "processos eleitorais que devolvam a soberania para o povo", enfatizou o líder da Unita.

Vários países africanos, principalmente na África Central, assistiram nos últimos tempos a golpes de Estado conduzidos por militares.

Leia Também: Oposição angolana diz que Constituição consagra réplica política

Recomendados para si

;
Campo obrigatório