O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou, este domingo, que os Estados Unidos e a Europa "estão a ficar cansados" dos problemas na Ucrânia e do fardo financeiro de apoiar Kyiv.
"Tanto a América como a Europa estão a ficar cansadas da questão ucraniana como tal, do regime de Kyiv e, digamos, do fardo que carregam. Refiro-me ao apoio financeiro ao regime ucraniano e ao fornecimento de armas", referiu, numa entrevista ao jornalista do canal de televisão Rossiya-1, Pavel Zarubin, citada pela Tass.
Apoiar a Ucrânia está a tornar-se um fardo excessivo para o Ocidente, atirou ainda Peskov. "Tudo isto está a transformar-se num fardo excessivo em algum momento, que já não são capazes de carregar", firmou.
Segundo o porta-voz do Kremlin, "é por isso que tanto os políticos como os economistas [dos EUA] se cansam do fardo, claro".
De recordar que a Ucrânia e a Rússia estão em guerra há mais de um ano e meio, desde que as tropas russas invadiram, em 24 de fevereiro de 2022, território ucraniano.
Com as atenções mediáticas hoje voltadas para o agravamento das tensões no Médio Oriente, os Estados Unidos têm-se pronunciado cada vez menos sobre a guerra entre Kyiv e Moscovo.
Leia Também: Militares ucranianos morrem em ataque russo numa cerimónia militar