Uma estudante da Escola Secundária de Calamus-Wheatland, no estado norte-americano de Iowa, doou mais de três mil quilos de produtos agrícolas da sua própria horta, ao longo de menos de dois anos. O objetivo é doar cerca de nove mil quilos de alimentos até que acabe o ensino secundário, ou seja, até 2025.
Segundo a cadeia KWQC-TV, subsidiária da NBC, o valor das doações ascende a cerca de 15 mil dólares (cerca de 13.770 euros).
Tudo começou durante uma campanha de arrecadação de alimentos no âmbito da pandemia da Covid-19. Na altura, Lauren Schroeder percebeu que a maioria dos produtos doados eram enlatados e alimentos processados, contando-se poucos legumes e vegetais.
Por isso, num espaço de terreno que lhe foi doado pelos pais e com a ajuda de uma bolsa da associação Future Farmers of America, plantou mais de 20 tipos de produtos, incluindo tomate, batata, pimentão, abóbora, couve-flor, courgette, brócolos, ervas e outros. No total, a horta tem 0,4 hectares de área.
"Queria fazer algo que impactasse as pessoas e não apenas andar a exibir o gado. Quero impactar os membros da comunidade. Faz mais diferença quando ajudamos outras pessoas. Isso é o que mais me deixa feliz", disse Schroeder à cadeia televisiva.
Ao todo, a jovem estudante terá passado mais de 1.000 horas a trabalhar no campo, contando com a ajuda dos pais e dos irmãos.
A mãe, Katie, questionou: "Como é que poderia não estar orgulhosa."
"Ela realmente escolheu concentrar-se em aprender sobre agronomia, aprender sobre jardinagem, aprender sobre vegetais" e "levar isso para o próximo nível e realmente ajudar as pessoas com isso".
Leia Também: John tem 84 anos e já fez 105 doações de sangue. Começou aos 19 anos