Um morto e 11 desaparecidos após navio na costa da Turquia ter afundado

Uma pessoa morreu e 11 estão desaparecidas depois do navio de carga onde seguiam se ter afundado na costa da Turquia durante fortes tempestades, segundo as equipas de resgate.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Lusa
20/11/2023 09:07 ‧ 20/11/2023 por Lusa

Mundo

Turquia

O Kafkametler, de bandeira turca, afundou no domingo depois de ter embatido num quebra-mar fora do porto da cidade de Eregli, cerca de 200 quilómetros a leste de Istambul.

O ministro dos Transportes e Infraestruturas, Abdulkadir Uraloglu, disse que o navio, que se dirigia ao porto de Izmir, oeste da Turquia, bateu várias vezes no quebra-mar antes de afundar.

A operação de busca e resgate foi adiada por várias horas devido ao mau tempo, mas à medida que a situação melhorou, as equipas de resgate continuaram os trabalhos e encontraram hoje o corpo do cozinheiro do navio, disse Uraloglu.

As fortes tempestades que atingiram o noroeste da Turquia causaram danos e perturbações generalizados no domingo, incluindo o desmembramento de outro navio de carga e a evacuação de uma prisão.

O Pallada, com bandeira dos Camarões, partiu-se em dois devido às condições meteorológicas adversas, depois de encalhar em ondas de cinco metros ao largo de Eregli, informou a Direção-Geral Marítima, indicando que todos os 13 tripulantes foram resgatados com segurança.

O Ministro da Justiça, Yilmaz Tunc, disse que os presos foram transferidos da prisão de Eregli para instalações vizinhas devido ao aumento do nível da água.

Em outras partes da Turquia, quatro pessoas morreram devido às inundações causadas pelas fortes chuvas nas províncias de Diyarbakir e Batman, no sudeste, e cerca de 50 pessoas ficaram feridas, disseram autoridades.

Na vizinha Bulgária, ventos fortes, chuva e neve causaram dois mortos no domingo e interromperam o fornecimento de energia.

As autoridades declararam estado de emergência na cidade de Varna, no Mar Negro.

Leia Também: Turquia neutraliza quase 1.900 membros de grupos curdos e jihadistas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas