Meteorologia

  • 16 SEPTEMBER 2024
Tempo
27º
MIN 21º MÁX 36º

Líder do Irão afirma que Hamas "derrubou" Israel com ataques

O líder supremo do Irão, ayatollah Ali Khamenei, declarou hoje que o Hamas "derrubou" Israel com os ataques de 07 de outubro e sublinhou que o bombardeamento israelita da Faixa de Gaza "encurtou a vida do regime usurpador". 

Líder do Irão afirma que Hamas "derrubou" Israel com ataques
Notícias ao Minuto

13:39 - 22/11/23 por Lusa

Mundo Israel

"Um grupo palestiniano de resistentes, e não um governo ou um país bem equipado, conseguiu derrubar o regime usurpador sionista, que dispunha de muitos recursos", afirmou Khamenei durante um encontro com atletas iranianos, a quem aplaudiu a decisão de não competir contra Israel em eventos internacionais, indicou um comunicado divulgado pelo seu gabinete.

"Mostram força ao retaliarem bombardeando hospitais e escolas em Gaza. Isto é semelhante a um atleta que perde uma competição e responde agredindo e insultando os adeptos da equipa rival", disse Khamenei, que sublinhou que Israel "deve saber que a opressão e as atrocidades não ficarão sem resposta". 

"Estes bombardeamentos encurtam a vida do regime usurpador", afirmou.

Por seu lado, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, afirmou que "o futuro de Gaza e da Palestina será decidido apenas pelo povo palestiniano". 

"Ouvimos os líderes da resistência na região dizer que os seus dedos estarão no gatilho até que os direitos do povo palestiniano sejam cumpridos", disse o chefe da diplomacia iraniana no Líbano, onde se encontra em visita oficial.

"Estamos em Beirute para consultar as autoridades libanesas sobre a forma de aumentar a segurança na região e de concretizar os direitos dos palestinianos", afirmou, horas depois de Israel e o Hamas terem anunciado um acordo para uma trégua de quatro dias em Gaza, em troca da libertação de 50 pessoas feitas reféns pelo movimento de resistência islâmico a 07 de outubro. 

Israel, por seu lado, vai também libertar 150 prisioneiros palestinianos e permitir a entrada de ajuda humanitária no enclave.

A trégua entrará em vigor, segundo anunciou hoje o Hamas, a partir das 10:00 locais (08:00 em Lisboa) de quinta-feira. No entanto, Israel ainda não confirmou a informação avançada pelo Hamas.

Leia Também: Borrel rejeita que críticas a Israel sejam classificadas como antissemita

Recomendados para si

;
Campo obrigatório