O município de Veneza começará, no segundo trimestre do ano de 2024, a cobrar uma taxa de acesso aos turistas que visitem a cidade italiana. A medida aplica-se aos visitantes que não tenham uma reserva para pernoitar na cidade.
Ao todo, a taxa, de 5 euros, será cobrada durante 29 dias, aos visitantes que sejam maiores de 14 anos, entre as 8h30 e as 16h00. Primeiro, será cobrada todos os dias entre 29 de abril e 5 de maio, passando então a ser cobrada aos fins de semana, entre essa data e o dia 14 de julho. Só não será cobrada a 1 e 2 de junho, fim de semana em que Itália celebra a Festa da República.
"Trata-se de uma experiência nunca feita no mundo. A cidade é complexa e frágil, mas viva, e temos a obrigação de tomar medidas porque em certos momentos do ano há muita lotação", justificou o autarca Luigi Brugnaro, citado por vários meios de comunicação social.
A taxa será paga através de uma aplicação móvel, que emitirá em troca um código QR. Este terá de ser apresentado pelo respetivo turista num dos oito postos de controlo instalados pela cidade, que dão entrada aos bairros históricos. Em alternativa, os visitantes poderão também pagar a taxa em determinados quiosques espalhados pela cidade. As possíveis multas vão variar entre 50 e 310 euros
Há, no entanto, quem esteja isento do pagamento da taxa. Trata-se de quem nasceu - ou vive - na cidade. Para evitar o pagamento da taxa, no entanto, terão de aprsentar uma prova de que nasceram - ou vivem - na cidade. Também quem possui propriedade na cidade, estudantes e pessoas que trabalhem no centro histórico serão isentas de pagar a taxa, mas para tal terão de se inscrever na respetiva plataforma, de forma a obter um código QR de longa duração.
Se é certo que os turistas que tenham uma reserva para pernoitar na cidade não terão de pagar a taxa, também é preciso referir que estes terão de se inscrever na mesma na plataforma, de forma a obter o código QR que terão de apresentar nos pontos de controlo. O mesmo acontece com quem visite o centro histórico em trabalho para estudar, ou para visitar residentes.
Leia Também: Aeroporto de Veneza encerrado durante mais de 1h… devido a gaivotas