"Quero agradecer ao [Presidente mexicano Andrés Manuel] López Obrador, ao Exército mexicano e às forças especiais pela detenção de 'El Nini', e saudar os homens e mulheres corajosos das forças de segurança mexicanas que realizaram esta operação", salientou o governantes norte-americano, citado num comunicado.
Néstor Isidro Pérez Salas, conhecido como 'El Nini', é próximo dos filhos do traficante Joaquin 'El Chapo' Guzman, que cumpre pena de prisão perpétua nos Estados Unidos.
'El Nini' foi detido em Culiacán, no noroeste do país.
O mexicano "foi durante três anos um dos criminosos mais procurados pelo México e pelos Estados Unidos", destacou Joe Biden, acrescentando: "os nossos países estão mais seguros agora que está atrás das grades".
O democrata, de 81 anos, que prometeu combater o tráfico de fentanil, lembrou que Ovidio Guzman Lopez, outro líder do mesmo grupo de traficantes conhecido como 'Chapitos', foi detido este ano.
Joe Biden e o seu homólogo mexicano prometeram, durante uma reunião em 17 de novembro em São Francisco, cooperar mais estreitamente contra o tráfico de drogas e, em particular, o fentanil.
Este poderoso opiáceo sintético é responsável por dezenas de milhares de mortes todos os anos nos Estados Unidos.
A droga, fabricada a partir de produtos muitas vezes provenientes da China, é, segundo Washington, introduzida nos Estados Unidos por cartéis mexicanos e, em particular, pelo cartel de Sinaloa.
Em 2021, as overdoses de fentanil causaram 70.601 mortes nos Estados Unidos, o que significa que cerca de 193 pessoas morreram diariamente por causa desta droga, de acordo com dados dos Centros de Prevenção e Controlo de Doenças norte-americanos.
Leia Também: Biden recusa convite de Milei para tomada de posse