Para financiar o aumento do número de serviços de metro e comboio durante os Jogos Olímpicos de 2024, realizados em Paris, França, a Île-de-France Mobilités (Idfm) vai introduzir um passe com tarifas especiais para o período de 20 de julho a 8 de setembro de 2024.
Segundo a autoridade dos transportes, em comunicado de imprensa esta segunda-feira, citado pela BFM TV, trata-se de um passe semanal a 70 euros ou de 16 euros por dia. Os bilhetes simples de metro custarão 4 euros, contrastando com os atuais 2,10 euros.
Este sistema tarifário foi decidido tendo em conta "o elevado nível de investimento efetuado pela Île-de-France Mobilités" e destina-se a "garantir o serviço de transporte" durante este período de "grande afluência", refere a empresa.
Assim, o passe permitirá o acesso ilimitado a toda a rede de transportes da Ile-de-France, tais como as linhas regulares de transportes públicos dos Transporteurs, incluindo Orlybus, Orlyval, Roissybus, os autocarros noturnos Noctilien e Filéo, bem como certos serviços locais e os transportes a pedido, os comboios TER ou Intercités (excluindo a reserva obrigatória).
O preço deste passe 'JOP' será escalonado de 16 euros por um dia ou 70 euros por uma semana. Um passe de dois dias custará 30 euros e um passe de três dias 42 euros. Uma senha de 10 bilhetes custará 32 euros.
Valérie Pécresse adverte os habitantes da região para que "se abasteçam de bilhetes" antes de 20 de julho, a fim de beneficiarem da tarifa normal.
Leia Também: Perto de 15 mil militares mobilizados para os Jogos Olímpicos Paris2024