"Dando continuidade às primeiras investigações realizadas durante a noite, um motorista de TVDE compareceu na esquadra da polícia de Nantes, às 03h30 [hora de Lisboa], e foi colocado sob custódia tendo em vista a acusação de homicídio doloso", revelou em comunicado o procurador de Nantes, Renaud Gaudeul, especificando que se trata de um homem de 35 anos.
Segundo Gaudeul, "pouco antes das 20h00 [19h00 em Lisboa], vários veículos TVDE que transportavam adeptos do Nice foram atacados por adeptos do Nantes" quando iam a caminho do estádio do Nantes.
"Durante estes acontecimentos, em circunstâncias ainda por determinar, um homem de 31 anos, adepto do Nantes, desmaiou" e "morreu no local", isto, "apesar da rápida intervenção dos serviços de emergência", sublinhou a mesma fonte.
De acordo com o procurador, "as primeiras investigações forenses mostram que a vítima apresenta um ferimento nas costas, que pode corresponder a uma arma branca", e, segundo uma testemunha citada pela agência de notícias francesa AFP, a vítima pertencia à claque Brigade Loire.
O jornal local Presse Océan recolheu o depoimento de um dos motoristas que integrava o 'comboio' de TVDE com adeptos do Nice, que afirmou, sob anonimato, ter sido agredido mas que não foi testemunha direta do homicídio.
"Estávamos num 'comboio' [duas carrinhas e seis outros carros] para deixar trinta adeptos do Nice no estádio quando uma horda de adeptos encapuzados e vestidos de preto ou amarelo e verde [as cores do Nantes] apareceu e nos atacou", indicou ao diário.
E acrescentou: "Eles começaram a abrir as portas e a bater nos meus clientes lá dentro. Baixei a janela e pedi para eles pararem. Um homem pontapeou a minha porta. Ele voltou, bateu no meu pára-brisas (...) E todos os meus outros colegas também foram agredidos".
O Nantes e a ministra do Desporto francesa, Amélie Oudéa-Castéra, expressaram a sua "dor" e enviaram as suas condolências à família e amigos do falecido adepto, tal como a Liga Francesa de Futebol Profissional (LFP).
O Nantes venceu o desafio da 14.ª jornada da Ligue 1 frente ao Nice por 1-0, e está no oitavo lugar com 18 pontos, enquanto o adversário é segundo, com 29, menos quatro pontos do que o líder Paris Saint-Germain, que hoje ganhou fora ao Le Havre, por 2-0.
Leia Também: França em choque. Adepto do Nantes é esfaqueado pelas costas e morre