Um adolescente britânico desaparecido em Espanha há seis anos e encontrado em França, na quinta-feira, enviou uma mensagem à sua avó a dizer que a amava e queria voltar para casa.
"Olá, avó, sou eu, o Alex. Estou em França, Toulouse. Eu espero que recebas esta mensagem. Eu amo-te, quero voltar para casa", terá escrito o menino à avó, através da conta do Facebook, revela a BBC News.
Recorde-se que o menino foi levado a uma esquadra de polícia de Revel, perto de Toulouse, por um motorista preocupado que o avistou numa estrada no sopé dos Pirenéus, na manhã de quarta-feira. Foi a partir do telemóvel deste homem, Fabien Accidini, que tentou contactar a avó.
"O jovem explicou que estava a caminhar há quatro dias e que tinha partido de um local nas montanhas, mas não disse onde", referiu Accidini, acrescentando que procurou o nome do rapaz na Internet e viu que "estava a ser procurado".
Accidini revelou ainda que o plano do adolescente era encontrar uma cidade grande com uma embaixada para pedir ajuda. Em vez disso, Accidini contactou as autoridades francesas em busca de ajuda.
Recorde-se que Alex Batty desapareceu em 2017, na altura com 11 anos, quando estava de férias em Espanha, com a mãe e o avô. A dupla não tem a tutela parental do jovem de 17 anos e continua procurada pelo seu desaparecimento.
Na altura do desaparecimento de Alex, a avó e tutora especulou que eles se tinham escondido em algum local com um "estilo de vida alternativo".
O adolescente está agora num centro para jovens em Toulouse e poderá regressar ao Reino Unido mais tarde com a polícia e funcionários do consulado.
A avó de Alex, Susan Caruana, está demasiado frágil para viajar para Toulouse, contou ao jornal The Sun que esteve em contacto com o neto. "Estou muito feliz. Falei com ele e ele está bem. É um choque", relatou.
O Ministério Público francês entregou o caso à polícia britânica e já não está sob jurisdição francesa. Espera-se que uma equipa das autoridades britânicas e funcionários consulares vão ao encontro de Alex e o tragam de volta ao Reino Unido já na sexta-feira.
Leia Também: Banco de Inglaterra mantém taxa de juro em 5,25% pela 3.ª vez consecutiva