O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse, esta sexta-feira, que Vladimir Putin preferia um presidente [norte-americano] “mais construtivo” em relação à Rússia e que percebesse a “importância do diálogo”.
O responsável falava numa entrevista à NBC News, emitida esta sexta-feira, quando foi questionado sobre se o presidente da Rússia, Vladimir Putin, trabalharia com o ex-presidente Trump, e agora candidato à presidência dos Estados Unidos. Peskov respondeu que Putin estaria pronto para trabalhar com “qualquer um [presidente] que percebesse que daqui para a frente é preciso ter cuidado com a Rússia, assim como ter em conta as suas preocupações”.
Quando era presidente, Trump elogiou a liderança de Vladimir Putin, e foi mesmo acusado de se aproximar do líder. Para além de criticar a atuação do seu sucessor, Joe Biden, no âmbito deste conflito, Trump tem vindo a reforçar que faria bem melhor. Trump disse que “conseguiria um acordo” para acabar com a guerra em 24 horas se fosse reeleito, ideia que voltou a reforçar há alguns meses.
Peskov colocou, no entanto, em causa essas declarações de Trump, referindo que resolver este conflito nesse período de tempo era “demasiado complicado”.
O porta-voz russo acusou ainda os Estados Unidos e o Ocidente de prolongar a guerra na Ucrânia, e de enviar mensagens contraditórias sobre o apoio ao país. Peskov referiu ainda que tanto as ajudas militares como financeiras falharam.
“Têm de perceber que têm parte da responsabilidade”, afirmou, acrescentando: “Estão a prolongar este conflito”.
Leia Também: Rússia adverte para ameaça de envio de forças dos EUA para Finlândia