"Vivi o dia-a-dia". Aos 90 anos, Minnie Payne completa o mestrado nos EUA

O feito aconteceu na Universidade do Norte do Texas (UNT).

Notícia

© UNT

Notícias ao Minuto
20/12/2023 21:39 ‧ 20/12/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Texas

Milhares de recém-mestres passaram pelo palco da Universidade do Norte do Texas (UNT), nos Estados Unidos, durante o fim de semana, e embora para cada um o dia tenha sempre um lugar especial na memória, só uma fez (realmente) história.

Aos 90 anos, Minnie Payne completou o mestrado em Estudos Interdisciplinares 73 anos depois de ter terminado o ensino secundário.

Em declarações à UNT, citadas em comunicado, Minnie Payne revelou que se sente "feliz" e "lisonjeada" por ter concluído o mestrado, que fez inteiramente online. "Vivi o dia-a-dia", acrescentou.

No entanto, o seu percurso até ao palco da cerimónia foi longo e começou na comunidade pobre das fábricas de têxteis da Carolina do Sul, onde foi criada. Filha de operários sem instrução, concluiu o liceu em 1950 e frequentou brevemente a universidade antes de começar a trabalhar como escriturária numa empresa imobiliária.

Minnie casou-se com o falecido marido, Dale, em 1961 e trabalhou como repórter para a Comissão Industrial da Carolina do Sul, até ao nascimento dos dois filhos do casal. Após vários anos como mãe em casa, regressou ao mercado de trabalho como professora substituta.

Aos 68 anos, Minnie reformou-se da sua carreira de 30 anos como transcritora e processadora de texto e inscreveu-se na Texas Woman's University. Como parte do seu programa de licenciatura, também frequentou um trio de aulas de jornalismo e um curso de gestão no campus da UNT. Aos 73 anos, obteve uma licenciatura em Estudos Gerais em 2006.

"Sempre trabalhei com palavras e sempre gostei de escrever, por isso regressei quase imediatamente à escola. Queria aperfeiçoar-me", explicou.

Apesar de alguns a considerarem uma inspiração, Payne vê isso apenas como uma forma de melhorar-se. "Sabia que estava a melhorar a minha vida e a da minha família, e que estava a fazer algo de que gostava e algo construtivo", frisou ainda.

Leia Também: Universidade chinesa cria curso para melhorar as competências parentais

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas