O acidente de viação ocorreu por volta das 05h50 (03h50 em Lisboa). O furgão levava 16 passageiros quando se despistou e capotou, causando quatro óbitos e 12 feridos, seis dos quais em estado grave e seis ligeiros, disse Nércia Bata, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Inhambane.
"A viatura seguia à província de Maputo e estava em alta velocidade", avançou a porta-voz, acrescentando que os feridos foram levados ao Hospital Distrital de Zavala.
Este é o segundo acidente que ocorre em menos de dois dias em Moçambique causado pelo despiste de um furgão de transporte de passageiros.
Na terça-feira, quatro pessoas também morreram e outras seis ficaram gravemente feridas num acidente na província de Nampula, no norte de Moçambique, causado pelo mau estado da viatura em que seguiam, que capotou.
Os índices de sinistralidade rodoviária em Moçambique são classificados como dramáticos por várias organizações.
As autoridades moçambicanas têm apontado o excesso de velocidade e condução sob efeito de álcool como as principais causas dos sinistros.
Em média, pelo menos mil pessoas morrem anualmente nas estradas do país, segundo dados avançados à Lusa pela Associação Moçambicana Para as Vítimas de Insegurança Rodoviária (Amviro).
Leia Também: Serviços financeiros pelo telemóvel dispararam em 2023 em Moçambique