Zimbabué continua a tentar resgatar 11 mineiros presos em mina de ouro

As autoridades do Zimbabué retomaram hoje as operações de resgate de pelo menos 11 mineiros presos numa mina de ouro no leste do país, desde quinta-feira, num poço com 20 metros de profundidade, disse à EFE fonte oficial.

Notícia

© iStock

Lusa
05/01/2024 20:36 ‧ 05/01/2024 por Lusa

Mundo

Zimbabué

"A equipa de resgate da Metallon Corporate Gold [proprietária do terreno onde ocorreu o incidente] tem estado a liderar os esforços, que são apoiados pelo Ministério das Minas e outras partes interessadas, incluindo a polícia", disse o ministro das Minas, Soda Zhemu.

O governante acrescentou que o solo está a abrir fendas e a afundar-se de forma visível, o que aumenta a falta de condições de segurança para se proceder ao resgate dos mineiros.

Na quinta-feira, o porta-voz da polícia, Paul Nyathi, disse à EFE que o colapso da mina, conhecida como Redwing e localizada na província de Manicaland, deixou 15 pessoas presas, mas as autoridades do país reduziram esse número para 11.

De acordo com Zhemu, as autoridades acreditam que os mineiros, que trabalham de forma artesanal, "extraíram os pilares de suporte" do poço em que se encontravam.

A Metallon Corporate Gold, por sua vez, disse em comunicado divulgado hoje que está "a avaliar as condições do solo para garantir que a operação de resgate seja conduzida com segurança, uma vez que a avaliação inicial indica que o tremor do solo é a possível causa do incidente".

Nos últimos anos, a mina Redwing sofreu vários desmoronamentos de poços em que mineiros ficaram presos, o que levou a Agência de Gestão Ambiental do Zimbabué a encerrá-la em janeiro de 2023.

No entanto, muitos mineiros continuaram a trabalhar ilegalmente na mina e, durante o ano passado, um total de 26 pessoas terão morrido em desabamentos.

Um dos proprietários da mina é um deputado da União Nacional Africana-Frente Patriótica do Zimbabué (ZANU-PF), Pedzisayi Scott Sakupwanya, no poder, que foi associado ao comércio ilegal de ouro no país numa investigação publicada no ano passado pelo meio de comunicação social Al Jazeera, do Qatar.

Estes acidentes mineiros ocorrem com alguma frequência no Zimbabué, um país rico em ouro, platina e diamantes.

Leia Também: Zimbabué. "Operação de busca insegura" pelos mineiros soterrados em mina

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas