Vira-lata caramelo ou cachorro caramelo, como são chamados os cães rafeiros no Brasil, pode ser reconhecido como manifestação cultural imaterial do Brasil.
O famoso 'vira-lata caramelo', é informalmente considerado um símbolo nacional, mas, segundo noticia o Estadão, pode ser reconhecido legalmente como manifestação cultural imaterial do País.
Um projeto que propõe a transformação do termo em património imaterial tramita na Câmara dos Deputados e faz uma ode aos animais. O autor da proposta, o deputado Felipe Becari, identifica o animal como "um dos cães mais populares e amados do Brasil".
"Além de serem muito bonitos, os vira-latas caramelo são também conhecidos pela sua inteligência e carinho. São extremamente ativos, leais aos seus donos e adoram brincar e divertir-se com as pessoas", descreve o projeto.
Para Becari, "apesar de muito amados", os cães sem raça definida sofrem algum preconceito.
Se aprovado o reconhecimento, o vira-lata caramelo fará parte da lista de patrimónios culturais imateriais do Brasil, como a roda de capoeira, o queijo minas artesanal, o Círio de Nazaré, o Bumba Meu Boi, entre outros.
Note-se que o termo vira-lata caramelo começou em campanhas contra o abandono animal e de combate aos maus-tratos, tendo ganhado amplitude nacional.
Leia Também: "Obriguei uma mulher com a perna partida a mudar de lugar no avião"