Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Há 3,7 milhões de jovens em estágios profissionais anualmente

Um número estimado em 3,7 milhões de jovens têm, anualmente, a primeira experiência profissional em estágios profissionais remunerados na União Europeia (UE), segundo dados divulgados hoje pelo Tribunal de Contas Europeu (TCE).

Há 3,7 milhões de  jovens em estágios profissionais anualmente
Notícias ao Minuto

16:13 - 06/02/24 por Lusa

Mundo Tribunal de Contas Europeu

A estimativa integra o documento de análise "Ações da UE de apoio aos estágios para jovens", no qual o TCE destaca não haver estatísticas oficiais sobre o número total de estágios profissionais realizados na UE, sendo a estimativa calculada a partir do número de jovens entre os 18 e os 35 anos que iniciaram a profissão atual nos três meses anteriores.

Dados do Eurobarómetro mostram que, entre julho de 2022 e junho de 2023, 19,6 milhões de jovens na UE tinham entrado no seu emprego atual nos três meses anteriores.

A análise aponta ainda para os estágios realizados em outro Estado-membro, que, ainda segundo o Eurobarómetro, aumentaram em 2023 para 21% do total, face aos 9% de 2013.

Em Portugal, estima-se em 11% o número de jovens que realizaram estágios profissionais em outro país da UE, a menor percentagem numa tabela liderada pela Roménia (28%), Eslováquia e Chéquia (27% cada), de acordo com o mais recente inquérito.

O TCE refere também que os dados entre os 27 são dificilmente coerentes e comparáveis, uma vez que falta uma definição comum do termo "estágio".

"Um quadro jurídico comparável entre os Estados-membros poderá também ter um efeito positivo nos estágios transfronteiriços", lê-se no relatório.

O estudo do Eurobarómetro no qual se baseia a auditoria mostra ainda que mais uma vez seis em cada dez inquiridos (61%) responderam ter um emprego regular, com 28,7% a afirmarem ter encontrado um emprego regular após o seu último estágio.

O inquérito revelou também que, em média, os jovens concluíram dois estágios antes de encontrarem um emprego regular.

Na análise hoje divulgada, o TCE revela que a Comissão Europeia foi a instituição da UE que, em 2022, mais estagiários remunerados recebeu (1.861), correspondendo a 6% dos funcionários, seguida pelo Parlamento Europeu (1.834, 23%), pelo Banco Central Europeu (525, 12%), o Tribunal de Justiça (212, 9%), o Conselho (109, 3%), o Comité Económico e Social (52, 7%) e o Tribunal de Contas (51, 6%).

Leia Também: Só com carros elétricos a UE cumprirá metas de redução de CO2

Recomendados para si

;
Campo obrigatório