Uma menina ainda bebé foi deixada, na quinta-feira passada, numa 'caixa para bebés' dos bombeiros de Mehlville, no Missouri, Estados Unidos.
De acordo com o que o comandante daquela corporação, Brian Hendricks, citado pela Associated Press, revelou, a menina está bem e será entregue para adoção.
A caixa onde foi a bebé foi colocada, em agosto, foi a primeira deste tipo no condado de St. Louis desde a aprovação de uma lei do Missouri, em 2021, que permite que os bebés sejam entregues numa caixa segura – uma incubadora localizada em determinados pontos – se um dos pais não puder cuidar da criança.
Segundo Hendricks, a criança tinha horas de vida quando foi colocada na caixa. Após ter sido encontrada, foi examinada e colocada sob custódia do Estado.
"Gostaria de dizer àquela mãe que amamos aquele bebé e cuidámos dela no minuto em que lhe colocámos os olhos e no minuto em que abrimos aquela porta", revelou o comandante dos bombeiros, acrescentando que a menina é "perfeita" e "está tão saudável quanto poderia estar".
O deputado estadual Jim Murphy, um republicano do condado de St. Louis, que patrocinou o projeto de lei de 2021, referiu que ficou em lágrimas ao ligar para o presidente da Câmara do Missouri, Dean Plocher, e lhe contar sobre o uso bem-sucedido da caixa.
"Eu disse-lhe: 'Se não fizermos mais nada, hoje fizemos algo importante. Salvámos uma vida'", frisou Murphy.
A lei do Missouri permite que um pai entregue um recém-nascido de até 45 dias de idade sem ser submetido a qualquer processo judicial, desde que isso seja feito com segurança.
A caixa inclui uma cama infantil com aquecimento e ar condicionado. É acessível através de uma pequena porta na parte externa de um corpo de bombeiros ou hospital. Um alarme informa ao serviço de emergência que um bebé foi colocado na caixa.
A porta exterior tranca-se pelo exterior e o pessoal do lado de dentro abre a porta interna para resgatar o bebé.
Leia Também: Subida salarial nas caixas de crédito agrícola muito aquém do necessário