Em julho do ano passado, o youtuber brasileiro Leandro Batista, de 36 anos, embarcou numa viagem que acreditava que confirmaria uma crença que defendia com afinco no seu canal e nas redes sociais: o terraplanismo.
O homem, que acreditava que a terra era plana, voltou da viagem convencido justamente do contrário e com um novo desafio: convencer os seguidores de que a aterra é mesmo redonda.
Segundo a BBC Brasil, tudo começou quando Leandro pediu ajuda aos seus seguidores para pagar a viagem e foi para a Noruega numa missão autodeclarada de explorar o mundo "baseando-se nem um modelo de Terra plana".
O homem não acreditava em estudos, fotos ou vídeos que atestam que o planeta é redondo e queria ter as suas próprias evidências para provar o contrário.
Na Noruega, o youtuber acompanhou o fenómeno conhecido como Sol da meia-noite, o que o fez mudar de ideias.
No alto de uma montanha, ele acompanhou detalhadamente a confirmação de que o fenómeno solar realmente existe e registou tudo no seu canal. O Sol permaneceu ali ao longo das 24 horas do dia.
"Para mim foi como uma desilusão amorosa, sabe? Aquela paixão da adolescência que você gosta de uma menina, que você chega a sentir febre de tão apaixonado por ela e de repente ela te dá um ‘toco’ e o seu mundo desaba. O Sol da meia-noite cortou a minha paixão pela Terra plana", lembra.
Meses após voltar da viagem, Leandro decidiu que não poderia insistir mais na teoria da conspiração.
"No fim de dezembro, eu gravei um vídeo no canal e falei: pessoal, 'não tem como a Terra ser plana'", diz Batista à BBC News Brasil. Leandro afirma que agora está do lado da ampla maioria das pessoas que reconhecem que o planeta é redondo e que tem um desafio.
“Ao longo desses seis anos, produzi aproximadamente 3 mil vídeos defendendo a teoria da Terra plana", diz Leandro. "Agora, quero produzir 3 mil para refutar ponto a ponto tudo o que eu disse antes e mostrar às pessoas o motivo de a Terra não ser plana", conclui.
Leia Também: Inglaterra. Condenado após agredir mãe com garfo por causa de telemóvel