Um navio norueguês, o Norwegian Dawn, que transportava mais de dois mil passageiros e cerca de mil tripulantes não teve autorização para atracar num porto das Maurícias, este fim de semana.
De acordo com o que escreve a CBS News, em causa estará um possível surto de cólera, depois de várias pessoas a bordo terem desenvolvido alguns sintomas após terem estado na África do Sul.
Segundo as autoridades portuárias, foram testados pelo menos 15 passageiros que se encontram isolados e os resultados só deverão ser conhecidos na terça-feira.
"A saúde e a segurança dos passageiros, bem como a do país no seu conjunto, são da maior importância para as autoridades", referem as autoridades em comunicado, explicando que o navio foi 'bloqueado' por forma a "evitar quaisquer riscos para a saúde".
Segundo aponta a imprensa internacional, ao longo dos últimos meses os surtos de cólera na região têm vindo a aumentar - tendo, desde 2023, mais de três mil pessoas morrido devido à doença e mais de 188 mil pessoas testado positivo.
A cólera é uma doença que causa diarreia e desidratação e que, apesar de serem raros os casos nos países desenvolvidos, é quase sempre fatal se não houver tratamento.
Leia Também: Cólera? Milhares de crianças em risco em Moçambique, Zimbabué e Maláui