A Polícia Nacional espanhola deteve, na manhã desta sexta-feira, um homem que é suspeito de ter matado uma mulher em agosto e esconder o seu cadáver numa mala em Vigo, Espanha, que foi descoberta na semana passada. O caso contou com a participação da Polícia Judiciária portuguesa.
Segundo o diário espanhol ABC, o detido chama-se José Manuel Durán, também conhecido como 'O Chioleiro', e conta com um longo cadastro criminal, cuja primeira entrada data de 1988. Na altura, foi condenado a pena de prisão por ter violado e matado a própria avó. Em 2004, foi investigado e condenado por outra morte, neste caso uma conhecida que esfaqueou mortalmente, escondendo de seguida o corpo num campo aberto.
Durán é o homem com quem a mulher encontrada em Vigo, numa mala selada com plástico, passou as suas últimas semanas de vida numa pensão na cidade galega. Em agosto, ela desapareceu e o homem deixou o quarto que tinham arrendado juntos pouco tempo depois.
A autópsia mostrou que a mulher morreu após ser esfaqueada mortalmente no peito.
Após buscas ao quarto, foram identificados indícios no colchão que apontavam para um possível ato violento. A partir daí, começaram as buscas pelo homem.
O cadáver da mulher, que foi encontrado em avançado estado de decomposição, ainda está a ser analisado, para poder definir de uma vez por todas a sua identidade. Esteve em cima da mesa a hipótese de que se tratasse da portuguesa Isabel Lima, de 42 anos, natural da localidade de Vila Praia de Âncora, em Caminha, que desapareceu em setembro, em Vigo, refere o jornal Atlántico.
Segundo o jornal La Voz de Galicia, no entanto, tratar-se-á de uma mulher espanhola com cerca de 50 anos e toxicodependente.
Leia Também: Polícia portuguesa em Vigo para investigar corpo encontrado em mala