Ucrânia. Cinco mortos em explosão de mina na região de Lugansk
Pelo menos cinco pessoas morreram hoje e outras três ficaram feridas na explosão de uma mina na região ucraniana de Lugansk (leste), anexada pela Rússia em setembro de 2022, segundo as autoridades locais.
© Reuters
Mundo Ucrânia/Rússia
"Cinco pessoas morreram, quatro das quais trabalhavam nos Serviços Municipais de Kirovsk. Três ficaram feridas", informou Leonid Paschnik, o governador imposto pela Rússia na região, numa mensagem publicada na plataforma Telegram.
A explosão ocorreu quando um miniautocarro passou por cima de uma mina na cidade de Kirovsk, localizada a cerca de 46 quilómetros a noroeste de Lugansk, capital da região com o mesmo nome.
Sem atribuir a responsabilidade às autoridades ucranianas, Leonid Paschnik explicou que o incidente envolveu um veículo que se dirigia para um cemitério, com oito passageiros.
Pasechnik expressou as suas "profundas condolências" e garantiu que as autoridades vão garantir "toda a ajuda necessária" às famílias das vítimas.
A mesma fonte informou que representantes do Ministério de Emergências da Rússia e a polícia deslocaram-se ao local do incidente.
O Exército russo controla praticamente toda a região de Lugansk desde meados de 2022, quando tomou a cidade de Lisichansk.
As informações sobre o curso da guerra divulgadas pelas duas partes não podem ser confirmadas de imediato de forma independente.
A ofensiva militar russa no território ucraniano, desencadeada em 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido armas a Kiev e aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra.
Leia Também: Rússia ataca Odessa durante visita de Zelensky e primeiro-ministro grego
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com