É oficial: Suécia é o 32.º membro da Aliança. "Toma o seu legítimo lugar"

A oficialização aconteceu após o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, entregar em Washington o instrumento de adesão ao Tratado do Atlântico Norte.

Notícia

© Getty Images/Omar Havana

Notícias ao Minuto com Lusa
07/03/2024 16:34 ‧ 07/03/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

NATO

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, anunciou, esta quinta-feira, que a Suécia já é um membro oficial da aliança transatlântica, após meses de negociações.

"É oficial - a Suécia é agora o 32.º membro da NATO, tomando o seu legítimo lugar na nossa mesa", anunciou o responsável na rede social X.

"A adesão da Suécia torna a NATO mais forte, a Suécia mais segura e toda a Aliança mais segura. Estou ansioso por hastear a sua bandeira na sede da NATO na segunda-feira", acrescentou.

A oficialização aconteceu após o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, entregar em Washington, nos Estados Unidos, o instrumento de adesão ao Tratado do Atlântico Norte.

Antes, o embaixador da Hungria nos Estados Unidos entregou ao Departamento de Estado em Washington os documentos oficiais de ratificação da adesão da Suécia à NATO, recentemente aprovada pelo parlamento húngaro, permitindo ao governo sueco apresentar ao chefe da diplomacia norte-americana o instrumento de acesso.

"Hoje dei instruções ao embaixador da nossa pátria em Washington para entregar o documento de ratificação, tendo a Hungria cumprido todas as suas tarefas para a adesão da Suécia à NATO", anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros húngaro, Péter Szijjártó.

A ratificação pelo parlamento húngaro, onde o Fidesz do primeiro-ministro, Viktor Orbán, tem uma maioria de dois terços, foi adiada várias vezes, tendo os deputados deste partido justificado o atraso, por exemplo, com as críticas "injustas" da Suécia sobre a política e a deriva democrática na Hungria, também denunciada pela União Europeia.

Termina assim o que deveria ser um processo "expresso", mas que acabou por demorar 22 meses devido às reticências da Turquia e da Hungria sobre a adesão da Suécia.

[Notícia atualizada às 16h48]

Leia Também: Presidente húngaro ratifica protocolo de adesão da Suécia à NATO

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas